segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Vilma Nascimento, a da PORTELA!

Vilma Nascimento em 1984 com seus quatro Estandartes de Ouro

VILMA
NASCIMENTO,
A da PORTELA!


A PORTELA é uma Escola que se caracteriza por mostrar verdadeiros fenômenos do SAMBA e está aí mais um, VILMA NASCIMENTO!



Muitos jovens torcedores de hoje não a viram bailar nas avenidas, mas até hoje, ainda aonde chega, é reverenciada por tudo o que fez!  Na Escola de Oswaldo Cruz, como porta-bandeira, foi em 1957 o seu primeiro desfile e, participou alavancando o famoso tetracampeonato de 1957 a 1960.

Natal da PORTELA, um dos três líderes da história da Escola, já estava de olho na menina, que dançava no Night and Day, a boate de Carlos Machado. Por uma dessas coincidências da vida, acabou namorando o filho de Natal, Mazinho, com quem viria a se casar. Mesmo fazendo parte da família, demorou a aceitar o convite de Natal para ir para a Portela.




— A Vilma era a camisa 10 de uma época gloriosa da Portela. E ela inaugura a fase em que a dança da porta-bandeira ganha força. Antes, só se julgava a bandeira. Nessa época é que começa o julgamento da dança — conta Aydano André Motta, autor do livro “Porta-bandeiras — Onze mulheres incríveis do carnaval carioca” , que diz que Vilma é como a Ferrari para os carros ou o Stradivarius para violinos.

Nos anos 60, já como estrela da festa, Vilma ganha o apelido de Cisne da Passarela, dado pelo jornalista Valdinar Ranulfo, em virtude de sua elegância.


Vilma (1977)

Na História da Portela, era imprescindível. Natal, sempre ele e eterno líder, como até hoje considerado, não deixou a Escola entrar na pista no carnaval de 1965, já que o pneu do carro que trazia a porta-bandeira furou e ela se atrasou. A solução foi tirar a roda de uma alegoria e simular um “conserto”, que foi finalizado justamente quando Vilma chegou. Em 1977, outro desfile tenso: ela sofreu um acidente de carro que quase a tirou do desfile, levando 100 pontos nas pernas. Mas, na hora de entrar na Avenida, ao lado de seu parceiro Benício, Vilma parecia novinha em folha.  Fatos que ficaram guardados na vida da Escola!

Vilma possui quatro Estandartes de Ouro, mostrando a qualidade do seu trabalho, assim como em alguns desfiles saiu como destaque!

— Vilma foi o Joãosinho Trinta das porta-bandeiras. Ela mudou a forma de dançar. Trouxe a dança com a mão, tinha uma leveza no giro. Era fantástica! — explica o dançarino Carlinhos de Jesus.

Vilma é um dos maiores exemplos da Majestade do Samba e o título nada mais merecedor pelo seu tempo no SAMBA!  Salve VILMA DA PORTELA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário